segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Censo 2010. Eu sem senso.

Essa semana estava curiosa para saber por onde os entrevistadores do censo 2010 estavam passando, já que até o momento não troquei idéia com nenhuma pessoa que tivesse sido entrevistada.
Estava ansiosa por exercer minha cidadania e nada acontecia, as notícias na tv diziam que já estava acabando o prazo. Mas como assim?  Moro em centro urbano e até quase o final do prazo ninguém passou por aqui!!!!! Não pode acabar, falta eu, falta nós.
Mas hoje, 25 de outubro, a mocinha chegou aqui de manhã. Fiquei feliz, mandei enttrar ofereci café, água, biscoito e a menina pálida, muda e sem sal não quis nada. Entendo, imagina de biscoitinho em biscoitinho o que não vai acontecer com aquele corpinho de 18?
Direta ela olhou para mim e falou: quanto é a renda? Tem rede de esgoto na sua casa? (como? não entendi? Ahh sim, entendi, fazemos cocô numa latinha e jogamos pela janela.) O lixo é...esqueci a íntegra da pergunta, mas é tão ou mais idiota que a do esgoto. Pensei que ela fosse perguntar pela coleta seletiva, não, não foi, foi algo como :quem recolhe o lixo da sua casa?
Depois ela perguntou idade e nome dos moradores, se alguém morreu aqui no ultimo ano, pensei, só quem falta.....e se tinha alguém no exterior.  Levantou-se "semsalmente" (de sem sal), me mandou assinar um aparelinho que parecia um walktokizinho e foi embora. Ainda na porta perguntei:  É só isso? Ahh esqueci de acrescenta: "Qual é a sua cor?????" (Sou preta, empaledeci de burrice.), continuando nosso diálogo,
Ela,
 _Só. 
Eu
_Mas isso não dá para saber bulhufas das necessidades do povo.
(Ela respondeu)
_É mas só 10% da população responde o questionário completo.
"Xavesintendi". Quando a papelada ficava jogada em cima da mesa da nossa casa, os censeadores trocavam idéia e sorriam, o questionário era completo e necessário.  Agora que é um coisinhazinha de nada com sistemas interligados por "cooltooofs" (quem convive lá em casa sabe o que isso significa.), não tem informação nenhuma. Me senti mais espionada e cadastrada do que censeada.
Alowwwww, que ações serão exatamente tomadas sabendo a minha idade e do meu marido e que meu cocô não é jogado pela janela????
Vou aguardar o próximo passo e as notícias, talvez isso tenha sido apenas uma prévia do questionário, alguém ainda vai passar aqui.
Mas falando muito sério, a quem interessa tudo isso?
Vou esperar, quem sabe! Aguardem notícias na tv. A Fátima Bernardes vai falar:" Divulgado mais uma parcial do censo 2010".  Fátima, estão te enganando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário